Cultura Educa

E se as pesquisas, leituras, conversas, brincadeiras e descobertas que acontecem dentro da escola se conectassem às experiências que podemos ter ao redor da escola? Na biblioteca, na rua, na praça, num sarau, na lan house, num centro cultural? Quem, em volta da escola, faz música, teatro, dança, feiras, festas, esportes, debates…? Quem cuida do meio ambiente, quem conhece a história do bairro, quem gosta de reunir pessoas para estudar um assunto ou simplesmente conversar?

Os compromissos da educação formal são insubstituíveis, mas propostas de educação não formal podem inspirar o cotidiano escolar. O portal CulturaEduca é uma ferramenta criada para facilitar o diálogo entre a escola e as instituições, iniciativas e pessoas próximas a ela. Comunidades formadas por crianças, jovens, professores, pais, agentes culturais e cidadãos são convidados a mapear seus territórios educativos de forma colaborativa. Mais que localizar iniciativas socioculturais, o processo de mapeamento fortalece elos comunitários e provoca múltiplas possibilidades de aprendizagem.

Os mapas ainda apresentam dados sobre as particularidades de cada território: demografia, atividade econômica predominante, renda, escolaridade, entre outros. Essas informações são estratégicas para embasar o planejamento de ações comunitárias e/ou de políticas públicas.

via Cultura Educa.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s